21 fevereiro 2014

Por quê evoluir é preciso

 "pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes."
Cora Coralina

Quando decidimos entrar no balé, imaginamos que será a coisa mais fácil do mundo : "É só levantar as pernas, saltar e girar. Moleza!". E aí, quando vemos que não é bem assim, chega até a dar um desânimo não é? "Mas essas bailarinas profissionais fazem tudo parecer tão facil!". Como o meu professor sempre diz e eu concordo plenamente com ele, o ballet é pura ilusão. Na infância, o ballet é fofo, tudo é lindo e não dói, todas as suas coleguinhas são suas amigas e não existem cobranças. Aí você vai crescendo, descobre que o ballet dói sim, que nem todas as suas colegas de classe são suas amigas, que só é lindo para quem vê de fora, as cobranças passam a existir e você se pergunta se ainda é capaz. Quem você considerava sua melhor amiga na turma de baby class, hoje te olha torto nas aulas do corpo de baile por quê você foi elogiada pelo professor. Antes o que era apenas uma aula, você considera hoje como parte da sua vida. Sua perna foi ficando mais alta, seu pé foi esticando cada vez mais, as piruetas começaram a sair e o cambré foi só melhorando ou então você continua a mesma aluna de sempre, a perna com os mesmos 90º, o tendu feito do mesmo jeito durante anos, duas piruetas já está ótimo pra você, tudo bem, cada um se contenta com o que acha melhor para si. Mas o que frequentemente acontece nas salas de ballet é a frustração por não der igual à solista da turma: os developés à 180º, 6 piruetas, pescoço enorme, aquele físico, aquele pé. E aí eu te pergunto, você sabe o quanto ela "ralou" para ter tudo o que tem? O quanto ela treinou, fez inúmeras aulas, chegou antes de todo mundo na sala e treinou todos aqueles passos que não saiam de jeito nenhum ( ou apenas nasceu com aquele físico de Zakharova que já ajuda muito)? Temos a mania de almejar tudo o de melhor que o outro tem, por quê a grama do vizinho é sempre mais verde não é? Ficamos sonhando com tudo que a bailarina perfeita tem e não corremos atrás. Como meu professor diz (novamente Leonard...): "Ballet não cai do céu, o que cai do céu é só cocô de pombo". Uma coisa é certa, cada um têm aquilo que merece! Você quer fazer 5 piruetas? Pois então treine, treine muito! Quer ter uma perna à 180º? Alongue-se todos os dias, guarde uma hora para poder se alongar e treinar sustentação. Quer ter um pé de Zakharova? Compre um chinerina e durma com ela! O segredo é correr atrás, ninguém nasce dançando ballet! Vou dar o meu exemplo aqui: Entrei no balé com 14 anos, eu era bem cheinha e estava deslumbrada com tudo. Me colocaram numa turma de ballet adulto, fiquei nela por exatamente 3 meses e então fui para o 5° ano. Cada aula pra mim era um desafio a ser vencido, cada aula de flexibilidade era uma chance de poder me alongar mais, cada correção era uma chance de poder aprender mais. Entendem o que eu digo? Transformei o que muitos julgavam ser ruim, em coisas positivas. Eu entrei no balé com o intuito de matar um leão por dia e é isso o que eu faço até hoje! Pra conseguir tudo o que tenho hoje (o que não é lá coisa demais, mas me orgulho), eu suei muito, ralei pra caramba! Nada, absolutamente NADA foi fácil para mim. Eu ia para a aula de balé, chegava em casa e fazia outra aula aqui relembrando tudo o que aprendi. Os dias em que eu não tinha ballet,ia para o terraço da minha casa e ensaiava variações que mesmo eu não dando conta, eu ensaiava. Eu assistia vídeos de aulas, balés inteiros na internet, lia blogs e procurava saber mais sobre tudo. Às vezes eu ia para o ballet 1h antes das aulas e chamava uma amiga para ir comigo (ou vide-e-versa), pra ficar alongando, treinando piruetas, ensaiando variações e aprendendo uma com a outra. Enfim, o que eu quero passar é que, você tem que ir atrás dos seus sonhos sabe? Meu esforço valeu muito a pena, não me arrependo de nada. Já fiz cada loucura pelo ballet que vocês não imaginam, tudo querendo ser A BAILARINA perfeita e sabe o que descobri? Que cada uma é como é, independente de físico, número de piruetas ou o grau das suas pernas que sobem. Às vezes você pode achar que o seu professor não está nem aí para você nas aulas, não fala (diretamente) com você ou lhe pede para mostrar algum exercício. Mas não é verdade! Ele está observando a sala toda a todo momento e tenho certeza que seu coração se enobrece quando vê uma aluna evoluindo. É por isso que evoluir é preciso! Além de mostrar que você tem vontade suficiente para ignorar e ultrapassar todos os obstáculos que o ballet coloca na tua frente, você mostra o respeito que tem por quem compartilhou todo aquele conhecimento com você. Evoluir faz bem, experimente!
Foto: Evolua!


Um comentário:

›› Retribuímos o seu comentário.
›› Não comente coisas do tipo " que lindo,amei segue meu blog?"
›› Vamos responder todo mundo.
›› pense mil vezes no que vai dizer
›› Somos muito legais,mas não abuse.
›› Críticas são muito bem vindas também,desde que sejam construtivas.